A Federação da Agricultura de Trás-os-Montes e alto Douro doravante designada por FATA, como entidade líder do Serviço SAA já reconhecida, ao abrigo da Portaria nº 353/2008 de 8 de Maio, tem implementado o novo serviço SAAF - Serviço de Aconselhamento Agrícola e Florestal ao abrigo da portaria nº 151/2016 de 25 de Maio, para o qual está reconhecida pela DGADR juntamente com as suas entidades parceiras desde 26-11-2016.
No contexto actual o serviço SAAF assenta num aumento do número de áreas temáticas, o que exige necessariamente uma remodelação da nossa plataforma informática criada pela FATA, baseada num ambiente Web de acordo com a legislação em vigor, e que visa agilizar e tornar eficiente o trabalho dos técnicos afectos ao serviço.
A plataforma está apetrechada com um conjunto de ferramentas que permite aos técnicos conselheiros do serviço de aconselhamento gerirem informação, e estruturar o seu conhecimento de forma a poderem fornecer a cada agricultor um serviço de aconselhamento com qualidade.
A plataforma do SAAF engloba todas as áreas temáticas e domínios previstos pelo mesmo:
· Condicionalidade - domínio: Ambiente, alterações climáticas s BCA das terras, Saúde Pública e fitossanidade, Bem-estar dos animais, Zonas protegidas;
· Segurança no trabalho;
· Greening;
· Manutenção de superfície agrícola;
· Medidas de protecção e qualidade da água;
· Utilização de produtos fitofarmacêuticos;
· Medidas ao nível da exploração agrícola;
· Instalação de Jovens agricultores;
· Requisitos mínimos Medidas Agroambientais;
· Plano de gestão florestal;
· Defesa da floresta;
· Certificação florestal;
· Conservação da natureza.
A estratégia e actuação do serviço está delineada da seguinte forma:
1º O serviço é iniciado com a recolha de dados e contratação entre a entidade prestadora e o agricultor
2º Preparação de Diagnóstico
De forma a orientar e tornar mais eficiente o trabalho de campo nesta fase é realizado um inquérito inicial, esta informação serve de base a preparação do diagnóstico de campo.
3º Diagnóstico de Campo
Incluí as ferramentas para poder introduzir as respostas do questionário na plataforma e permite a elaboração do relatório de visita.
Este Diagnostico é feito em campo com a presença do agricultor, está dividido em duas fases; uma de carácter geral (Inquérito diagnóstico – Exploração), e outra por parcela e sub-parcela (Inquérito diagnostico – detalhe de parcelas).
Depois de terminado, é enviando através da plataforma para a FATA, ficando em suporte de papel na entidade assinado pelo técnico executor responsável do mesmo, e pelo agricultor.
4º Elaboração do Plano de Acção
De acordo com as respostas obtidas no questionário elaborado na visita de diagnóstico de campo, a plataforma disponibilizará aos técnicos da FATA, afectos ao serviço do SAA ferramentas para a elaboração, passo a passo, do plano de acção, sempre que necessário os técnicos conselheiros especialistas da FATA solicitam a colaboração do técnico responsável pelo diagnóstico de campo. Apresentando medidas correctivas para cada problema identificado.
Depois de concluído e validado pela FATA, é colocado na plataforma, onde o técnico responsável pelo diagnóstico de campo terá acesso.
O plano de acção disponibilizado fica em arquivo na sede da FATA.
5º Entrega do Plano de Acção
O plano de Acção é entregue ao agricultor numa reunião onde lhe é explicado todas as recomendações necessárias ao seu cumprimento. O mesmo é assinado pelo técnico responsável do serviço da entidade e pelo agricultor, no qual já consta o código de validação da FATA.
6º Avaliação de implementação do Plano de Acção
De acordo com o Plano de Acção elaborado, a plataforma elabora um novo Diagnóstico de Campo permitindo orientar a visita de forma eficiente para os aspectos anteriormente identificados com incumprimento.
Depois de terminado, é enviando através da plataforma para a FATA, ficando em suporte de papel na entidade assinado pelo técnico responsável do mesmo e pelo agricultor.
7º Elaboração do Relatório final
De acordo com as respostas obtidas no questionário Avaliação de implementação do Plano de Acção, a plataforma disponibilizará aos técnicos conselheiros especialistas da FATA, afectos ao serviço do SAA ferramentas para a elaboração, do relatório final. Depois de concluído e validado pela FATA, é colocado na plataforma, onde o técnico responsável pela Avaliação de implementação do Plano de Acção terá acesso.
O Relatório final fica em arquivo na sede da FATA.
8º Entrega do Relatório final
O Relatório Final é entregue ao agricultor numa reunião. O mesmo é assinado pelo técnico conselheiro executor responsável do serviço da entidade e pelo agricultor, no qual já consta o código de validação da FATA.