Ir para:    página inicial    |    conteúdo página    |    pesquisa 

Projectos florestais

A FATA elabora e acompanha Projectos Florestais desde 1998. No QCA III, elaborou vários projectos no âmbito do programa RURIS, AGRIS e AGRO. 

De realçar, pela sua dimensão e Valor Ecológico, o projecto candidatado e aprovado à Medida 3 – Acção 3.1 – Lameira Grande – Monte de Morais, concelho de Macedo de Cavaleiros, com uma área total de 421,86 ha, sendo 200,87 ha de beneficiação de povoamentos. Neste projecto vai ser efectuada a beneficiação de 12 620 metros de rede viária. 

Elaborou e acompanhou um elevado número de outros projectos mas de menores dimensões, quer no concelho de Macedo de Cavaleiros quer noutros concelhos, nomeadamente Bragança e Chaves. 

Actualmente propõe-se ser Entidade Gestora das Zonas de Intervenção Florestal (ZIFs) de Lombo, Olmos, Morais e Chacim com uma área total de 1415 ha; de Grijó, Vale Benfeito, Vilar do Monte e Castelãos com área total de 1473 ha e da Sobreda com uma área total de 1260 ha. 

As ZIF’s são constituídas por áreas contínuas compostas por espaços florestais, sujeitas a um Plano de Gestão Florestal e a um Plano de Defesa da Floresta, gerida por uma única entidade. A Criação destas Zonas de Intervenção Florestal visam promover a gestão sustentável dos espaços que dela fazem parte, coordenar de forma planeada a protecção desses espaços, reduzir as condições favoráveis aos incêndios, convergir os esforços de todos os intervenientes nos espaços florestais, de forma a obter uma maior eficácia.

 

Voltar